quarta-feira, 20 de maio de 2009

Casamento em 12 vezes sem juros? Cuidado…


Primeiro, o fornecedor diz o preço e os noivos tomam aquele susto. Aí, ele diz que divide o valor em 12 vezes e os olhos do casal começam a brilhar.

Mas parcelar os gastos do casamento (e, conseqüentementemente, contrair dívidas) pode não ser a melhor opção.

Veja aqui três razões para não pensar duas vezes antes de parcelar os gastos do casamento.

1. Segurança
Sem dívidas, o casal que for acometido por uma emergência (perda de emprego, acidente ou roubo, por exemplo) tem maior flexibilidade para lidar com a situação. Enquanto busca uma solução, não ficam com a “corda no pescoço”. Quanto menos parcelamentos pela frente, maior a segurança.

2. Economia
Ter dinheiro para pagar à vista é uma moeda de negociação valiosa na hora de pechinchar. E, acredite, os descontos no setor de casamentos são realmente significativos nesse caso. Lembre-se que, além de ganhar descontos, você deixa de pagar juros (embutidos ou não).

3. Saúde financeira
O exercício de poupar primeiro e gastar depois é uma forma de se educarem a nunca comprometer o dinheiro que vocês ainda não ganharam. Isso será extremamente importante para a vida financeira dos pombinhos, mesmo depois do sim.

Adendo: existe um tipo de parcelamento que é altamente recomendado: pagar parte antes e parte depois (ou no dia) do casamento. É uma forma de garantir que o serviço seja entregue como combinado. Porém, a idéia de não se endividar

continua a mesma: antes de dividir o gasto em duas partes, tenha o valor total em mãos e guarde o “depois” no banco até o dia do pagamento.

Leitura recomendada:

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos -Gustavo Cerbasi Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Autor: Gustavo Cerbasi

Editora Gente

Fonte: Planejando meu casamento